segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Sobre deixar chorar...


Até o dia de hoje ainda não tinha conseguido deixar o Luca dormir sozinho durante o dia. Ele resmungava e lá estava eu, com ele no colo, balançando, segurando a chupeta (que ele não pega de jeito nenhum), cobrindo os olhinhos (porque cismei que ele não curte claridade) e por aí vai, inventei na minha cabeça que durante o dia ele era carente e precisava de mim o tempo todo, mas acho que na verdade quem precisava dele era eu. 

Não que eu não fique grudadinha nele o dia inteiro, mas estava demais não conseguir deixá-lo sozinho. Hoje, enquanto pensava no projeto "Pós Graduação 2015", decidi deixar o pequeno no berço para ver no que dava. Fiz um ninho e o deixei bem apertadinho lá, ele chorou, uns 15 minutos e...DORMIU!!!! Na segunda vez do dia, coloquei-o no berço e ele dormiu sem chorar. Não precisei usar nada, ele mesmo apagou.

Não acho que com todas as crianças seja assim, porque como sempre digo, nenhuma criança é igual a outra e eles não são robozinhos...nem mesmo um dia do Luca é igual ao outro, ainda que eu tente fazer tudo do mesmo jeito. Em dias de muito calor ele fica bastante irritado e isso, por exemplo, eu não posso controlar.

Com algumas mães deve ser muito mais fácil, com outras mais difícil, mas uma coisa eu aprendi hoje, somos nós pais que muitas vezes “criamos” algumas manias dos filhos e achamos natural falar que o filho é "assim ou assado". 

Na terceira soneca do dia estava com o Luca no colo, sem chupeta, sem cobrir os olhinhos dele e ele pegou no sono, com barulho, claridade e etc...

Não consegui deixar o Luca chorar até os três meses, não tenho estudo nenhum nessa área, sou mãe de primeira viagem mas, na minha cabeça, ele era pequeno demais para entender que tinha que fechar os olhinhos e dormir e eu não sabia muito bem qual era a rotina e horário de sono dele. Tentei umas duas vezes e ele chorou sem parar, e eu chorei junto (não posso deixar de abrir esses parênteses, os pais acham que é fácil para nós, mães, deixar o bebê chorando porque aquele serzinho indefeso é racional e vai saber se virar sozinho, "sabem de nada inocentes"). 

Hoje sei que ele mama, brinca um pouquinho e quando começa a ficar enjoadinho essa é a hora de apagar as luzes e colocá-lo para dormir. Deixo o quarto todo fechado mesmo, tem a claridade do dia, não é escuridão total como é no período da noite. Mas nada de seguir à risca a rotina imposta nos livros, tem período que ele quer brincar mais logo depois que mama, as vezes ele termina de mamar e cochila uns dez minutos, não quero cronometrar tudo que ele faz, estou deixando fluir, sentindo o jeito dele de ser em cada dia.

O pediatra me aconselhou a seguir meus instintos maternos e esse foi um dos melhores conselhos que recebi, achei que agora era a hora de deixá-lo aprender a dormir sozinho e hoje deu certo, vamos ver amanhã.

Enquanto termino de escrever o pequeno está lá no berço, dormindo, gostoso. 

Beijo gigante
Ju

Nenhum comentário:

Postar um comentário